Visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen

No ano passado em uma viagem para a Alemanha, fiz uma visita emocionante a Sachsenhausen, campo de Concentração Nazista que fica apenas a 35km de Berlin.

Foi um dia cheio de acontecimentos que ainda vou postar um vídeo contando. Primeiro detalhe, comprei o ticket do trem para uma semana, pois iria ficar por mais de uma semana em Berlin, e ficava muito mais barato.  Mas, eu esqueci de validar o ticket. E o fiscal me pegou no trem chegando em Oranienburg, levei uma multa de nada mais e nada menos do que 60€.

Detalhe muito importante, na esquina do supermercado tem uma placa enorme mostrando o caminho para seguir até o campo e é bem simples. Porém, eu não vi e estava confiante no meu Google Maps e me levou para um caminho completamente errado, cheguei no portão do local, mas do lado oposto e tive que voltar tudo, entre ida e volta, aumentei uns 6 km de caminhada para o lado errado.

Chegando no Campo tem um pequeno museu, banheiros, e para alugar o áudio guia que custa 3€ e a entrada é gratuita.

Mas, logo ao passar pelo portão principal a sensação é realmente indescritível, é como se ainda consistisse a presença, o sofrimento de cada um. É muito forte e pesada a sensação, e o tanto que venta na parte de dentro.

O campo de concentração Sachsenhausen esteve ativo desde 1936 a abril de 1945, faz parte da cidade de Oranienburg em Brandemburgo. Foi o primeiro campo a ser construído por Hitler, para prisioneiros políticos, judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, tinha como propaganda para convencer o povo alemão que aquele seria um lugar pra reabilitar os prisioneiros e poderem viver novamente em sociedade, como a frase que o portão carregava “Arbeit Macht Frei” (O trabalho liberta). No relógio em cima da torre tem marcado exatamente o horário em que as tropas soviéticas libertaram o campo das mãos de Hitler.

Na Foto na parte que encontra retângulos com britas, estão enterrados todos que foram mortos dentro do campo, que dizem ser em torno de no mínimo 12.000 pessoas.

Local

⠀Straße der Nationen 22

⠀D-16515 Oranienburg

Como chegar

Saindo da estação de metrô Alexanderplatz pegue o metro U8 sentido S+U Wittenau e desce na estação Berlin-Gesundbrunnen station e pegue o trem para Oranienburg.

Se você sair da área central de Berlin, precisará comprar um bilhete de trem que cubra a área “ABC”. Não esqueça de validar o ticket. 

Caso queira, na cidade tem um ônibus que leva direto para o campo, fica em uma avenida próxima à estação, ou poderá ir a pé que é bem tranquilo.

Se você gostou ou queira saber mais, deixe algum comentário ou me envie alguma mensagem.

Nenhum comentário para mostrar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: