Como ir de Buenos Aires para Colonia del Sacramento no Uruguai

Colonia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai, foi fundada por portugueses em 1680. Porém, enfrentou grandes conflitos entre Portugal e Espanha.

É possível encontrar a parte histórica praticamente “intacta”. Eu fiz a visita apenas durante o dia, porém gostaria de voltar num futuro para passar uns dois dias na cidade e poder andar a noite que deve ser maravilhoso, já que a iluminação continua na forma antiga.

Se você for uma pessoa com mais tempo, aconselho dormir pelo menos uma noite em Colonia del Sacramento e aproveitar o pôr do sol.

Como ir para Colônia do Sacramento?

Existe três empresas que fazem a travessia do Rio de La Plata para Colônia do Sacramento que são:

  • Buquebus
  • Colonia Express
  • Seacat (grupo Buquebus)

Eu fui pela Buquebus, o percurso tem duração de 1 hora, super rápido. Comprei a passagem na mesma agência do local de saída no Puerto Madero. O barco é super confortável e organizado, eles oferecem lanche incluso no valor da passagem, dentro também se encontra uma lanchonete e um Free shop maravilho que trouxe vários chocolates. 🍫

A Buquebus fornece um ônibus como city tour, leva na parte histórica e percorre por toda a cidade.

Puerta de la Ciudadela

Para entrar na parte histórica passa pela Puerta de la Ciudadela que é magnífica. Também conhecida como Puerta del Campo, era o principal acesso para a cidade na época em que os portugueses estavam na cidade.

Museu Português

O Museu Português encontra-se na Plaza Mayor, logo no início e ao lado da Calle dos Suspiros.

Calle de Los Suspiros

A famosa Calle de Los Suspiros é uma das ruas mais antigas da cidade e existem duas lendas sobre a origem do nome. A primeira diz que nesta rua existiam vários prostíbulos e que os marinheiros que chegavam à cidade ficavam suspirando de amores pelas mulheres da região. Outra diz que esta rua era caminho dos prisioneiros condenados, que desciam a rua para se encontrar com o seu destino final e suspiravam de tristeza. Fica a dúvida de qual história é a verdadeira.

Calle de Los Suspiros

Ruínas na Plaza Mayor, próximo Museu Português.

House Nacarello

É um museu que mantém a época colonial.

Farol de Colonia del Sacramento

Na Plaza Mayor encontra-se o Farol de Colonia del Sacramento, construído em 1694 sobre as ruínas do convento de São Francisco que foi destruído devido a um incêndio. Tem uma das vistas mais bonita da cidade, podendo ver 360graus, toda região da cidade e do Rio da Prata.

Bairro histórico

O bairro histórico é super charmoso, cheio de restaurantes e cafés. Na Plaza Mayor encontra de todos os tipos de gastronomia que desejar, da mesma forma ao andar nas ruas ao redor algumas ruas.

Nesta próxima foto do centro histórico é possível perceber a diferença entre portugueses e espanhóis. A rua e no lado direito com a casa construída de pedra, foram feitas por portugueses, do outro lado ao construção pelos espanhóis ao construirem calçada e a casa com estrutura diferente.

Centro histórico com a diferença entre portugueses e espanhóis.

Como em todas viagens que faço, gosto de comer a comida típica da região e poder vivenciar toda experiência possível. ☺️

A comida típica chama Chivito Uruguaio no prato, que é um “sanduíche” de carne com ovo, salada de maionese, salada russa e batata frita. Pedi o tradicional MedioyMedio (50% espumante e 50% vinho branco) que é sensacional, maravilhoso o sabor. Eu confesso que voltei para o Brasil com várias garrafas na mala, foi uma loucura o tanto que andei carregando um monte de sacola super pesada por toda cidade. Deeuuss!! Sofri e diverti com as histórias desse “vinho”. Hahahaha

Basilica del Santisimo Sacramento

É a igreja mais antiga do Uruguai, construída no mesmo ano que a cidade foi fundada, em 1680. Está localizada no centro histórico e é patrimônio Mundial da Unesco. A igreja foi destruída e reconstruída diversas vezes devido a disputa entre os portugueses e espanhóis.

Ainda no centro histórico… tudo muito lindo.

Avenida General Flores

Essa é a principal rua de Colonia del Sacramento, não fica no centro histórico. Lindíssima a avenida, porém pode perceber que as outras avenidas não perdem pra beleza, né?!

Uma coisa que Colonia del Sacramento gosta é de restaurante, essa é outra região com diversos restaurantes, cafés, lojinhas com vários vinhos, MedioyMedio, doces de leite e muito mais. Ah, doce de leite do Uruguai é maravilhoso, já ganharam várias competições de doce de leite.

É possível fazer a visita em um único dia, andar bastante, se perder pelas ruas, lojinhas e restaurantes. É uma cidade charmosa e aconchegante, termina o dia querendo ficar mais, vale muito a pena acrescentar no seu roteiro tanto para quem estiver em Buenos Aires, como para quem estiver em Montevideo que será mais simples o bate e volta.


Precisa passar na imigração?

Sim! Se você estiver indo de Buenos Aires, precisa passar na imigração na ida e na volta.

Para entrar no Uruguai também é possível apenas com a carteira de identidade como na Argentina, desde que não tenha mais de 10 anos da data de expedição. Se você tiver passaporte, aconselho levar, facilita, é mais rápido.


Se você gostou, clique em “Avise-me sobre novos comentários por email” para ficar por dentro dos próximos roteiros.

Até a próxima viagem. ✈️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: