Pegando a estrada de Porto Alegre a Gramado de carro

Estrada entre Três Coroas e Igrejinha-RS.

A Serra Gaúcha é realmente maravilhosa e vale a pena alugar um carro e percorrer todo o trajeto de Porto Alegre a Gramado. Quando pesquisei a rota, vi que tinha mais de um caminho e claro que acredito que você como eu, pensaria em ir apenas pela Rota Romântica da Serra Gaúcha, afinal ela é super famosa por sua beleza. É, talvez por um minuto sim, porém eu gosto de conhecer outros lugares.

Se você gosta de curtir a estrada, com certeza vai gostar de fazer esse percurso pela Serra Gaúcha.

Quando planejei essa viagem até Gramado eu vi vários percursos e fiquei bem interessada na Rota Romântica, porém ela é grandinha, então eu fiz o caminho até Gramado passando por uma parte dela. Não pense que precisa estar acompanhada pra fazer essa viagem, da pra curtir mesmo sozinha e durante uma pandemia. Já se encontra tudo funcionando de acordo com a nova “normalidade” e segurança necessária.

A estrada principal na saída de Porto Alegre é pela BR116 que é super movimentada até Novo Hamburgo. O percurso completo até Gramado são por volta de 123km. Por conter muitas curvas, gasta uma média de 2h só na estrada, sem contar as paradas.

Posso dizer que Ivoti-RS é o início da Rota Romântica, o Pórtico da cidade é lindo,

No caminho pode fazer uma parada em Nova Petrópolis-RS, tem uma praça central, charmosa, onde encontra o Labirinto, outros pontos turísticos, várias lojas, mais a frente a galeria do turista. Devido a pandemia não está sendo permitido entrar no labirinto. Na praça tem a loja de chocolate Caracol onde já pode começar a experimentar o chocolate quente e várias outras barras de chocolate.

Nesse momento acabei não comprando nada em Nova Petrópolis, até porque eu moro no Centro-Oeste e super difícil ter ocasiões pra utilizar roupa de frio. Amo bota, mas não encontrei da forma que eu queria, tipo bbb, bom, bonita e barata. Hahahahahahaha


Voltando pra Porto Alegre por Igrejinha-RS.

Na volta de Gramado a Porto Alegre resolvi mudar a rota, conhecer outro lado e fui completamente surpreendia com tanta beleza por toda a rota. A estrada é linda como toda Serra Gaúcha, a única parte ruim é por não conter tanto acostamento e não poder parar pra analisar cada detalhe. É SENCACIONAL! A distância do percurso completo não muda muito do anterior, são mais ou menos 125km, a maioria das pessoas percorrem até Taquara-RS e vira para Novo Hamburgo para pegar a BR116. Por ser uma estrada muito movimentada e já ter feito na ida, resolvi mudar e pegar rumo Gravataí. A estrada é bem tranquila, após Gravataí até Porto Alegre a pista é quadruplicada, com a vista do Rio Gravataí por alguns momentos.

Tinha duas paradas que eu desejava fazer neste percurso de volta e que eu tenho certeza que se você fizer, vai amar. Que era Três Coroas e Igrejinha. Em Três Coroas consta o centro Budista, que estava fechado por causa da pandemia, parecia ser um lugar lindíssimo, super espiritual, o outro lugar era Igrejinha, não tão pequena a cidade, com muita loja de calçado na estrada. Já chegando no final da cidade, você encontra o Alles Blau e vai por mim, vale a pena fazer uma parada.

É um polo gastronômico com lojas, hotel Ibis e posto de gasolina. Aconselho comer no Restaurante Pouso Novo que é sensacional a comida com muita variedade. Tem uma galeria com várias lojas, mas estavam fechadas. É possível encontrar vários restaurantes, até mesmo o Madero, como era segunda na hora do almoço, só estava funcionando o Restaurante Pouso Novo que aconselho ir se olhos fechados, muito bom. O restaurante tem o valor de R$ 40,00 por pessoa ou R$ 70,00 o kg, se não me engano.

Na estrada inteira, esse é o único lugar pra fazer parada pra comer, então aproveita e não perde a oportunidade, porque depois será em Porto Alegre, claro que você pode entrar em alguma cidade e procurar algo, mas é mais tempo perdido e cidade grande com mais opções, será em Gravataí.

Mais alguns detalhes sobre o local, é possível deparar com as estátuas do Almiro Grings e Erna Grings que foram feitas pelo filho como homenagem aos fundadores do local.

Está em dúvida sobre a estrada? Uma parte da estrada no vídeo.

Se você conhece esse percurso e tem algo pea dizer ou ajudar, deixe nos comentários. Se você ainda não fez, não deixe de colocar no percurso no seu roteiro.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: