Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

O Caminhos de Pedra é cheio de atrativos com bastante gastronomia e história no meio rural com mais de 20 estabelecimentos, todos diferentes, nenhum concorre com o outro e ajudam entre si. Fica entre Farroupilha e Bento Gonçalves no RS com o percurso total de 12km. É possível visitar durante todo o ano, maaas se quiser sentir aquele friozinho visite no outono (que é lindo) e no inverno e vai preparado para o frio.


COMO IR

É possível alugar carro no aeroporto em Porto Alegre e em Caxias do Sul ou ônibus na viação Citral. Eu preferi alugar carro em Caxias do Sul, pela facilidade, economia de tempo e poder usufruir da estrada.

PORTO ALEGRE: Do Aeroporto de Porto Alegre até o Caminhos de Pedra são 121km.

CAXIAS DO SUL: Do Aeroporto de Caxias do Sul até o Caminhos de Pedra são 36km pela Rota do Sol.


O QUE VISITAR?

O que não falta é local para visitar. A Casa Merlin é a maior casa de pedra do município de Bento Gonçalves, conta com 43 aberturas como forma de entrar iluminação, já que não existia energia elétrica na época, com total de 400m² de área construída. Hoje é a sede da Associação Caminhos de Pedra, oferece visitação, mas passa por reforma no momento.

  • Casa Merlin;
  • Casa da Ovelha;
  • Casa da Erva Mate;
  • Casa do Tomate;
  • Benevento Chocolate & Café;
  • Casa das Massas;
  • Casa da Tecelagem;
  • Casa das Cucas Vitiaceri;
  • E outras;

ONDE SE HOSPEDAR?

É possível encontrar alguns hotéis no caminho e casas para alugar pelo airbnb. Eu aluguei uma casa toda de pedra no Airbnb super bem localizada, 100m da Casa das Ovelhas, que é a casa da foto lá no início.

A casa era bem aconchegante, bem bonita, porém não espere ter sinal de internet, nem do celular e nem do wifi. Tinha wifi, só que bem ruim o sinal. Sinal de celular eu tive dificuldade em vários pontos do trajeto, o meu é claro, então se o seu for claro, já sabe que não vai poder contar com o celular 100%.

Existem outras opções de hospedagem no Caminhos de Pedra que estão entre eles a Pousada Cantelli, Pousada Casa Barp ou hospedar em Bento Gonçalves.


O QUE COMER?

O que não falta é restaurante e experiência gastronômica pelo caminho. Gostei bastante comer no Benevento Chocolate & Café, o risoto estava muito bom.

Na Casa das Cucas Vitiaceri possui cucas maravilhosas com diversos sabores e várias outras opções para almoçar, lanchar e piquenique.

O sorvete da erva mate achei muito peculiar… hahaha acho que provavelmente não tomarei novamente e olha que amo erva-mate, só que o sorvete é algo “diferente”.


Fica praticamente impossível em visitar todas as casas, curtir cada local em apenas um dia, ou até mesmo em dois dias. O ideal é ficar pelo menos uma noite no caminho, curtir o friozinho, o clima local e poder usufruir com mais tempo.

Algumas fotos do caminho.

Se você gostou, compartilhe e comente, pois é importante para ajudar as próximas pessoas que pretendem visitar a região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: