Onde peregrinar no Brasil

Ainda estamos passando o momento que não dá pra viajar para o exterior e muitos se perguntam “Onde peregrinar no Brasil?”. Se você não sabe, no Brasil tem vários lugares para peregrinar com percurso de 100, 200, 300km…

Ah!! E é possível encontrar em várias regiões pelo país. Vou citar algumas opções de caminhos para você peregrinar pelo Brasil e ver que o nosso país tem lugares incríveis para visitar.


CAMINHOS DE CARAVAGGIO

O Caminhos de Caravaggio são 200km passando pela Serra Gaúcha. Podendo ser feito seguindo as setas amarelas do Santuário de Caravaggio em Canela até o Santuário da Nossa Sra. de Caravaggio em Farroupilha ou seguir as setas azuis fazendo o caminho inverso.

O percurso consta com várias paradas em pousadas ou casas de famílias, Rio Caí e consta com paisagens lindíssimas. Podendo fazer o percurso a pé, bike e quem quiser conhecer o caminho, porém sem receber o certificado, também é possível fazer de carro, pois todo o trajeto tem acesso para carro. A retirada do certificado pode ser em Canela na lojinha ao lado da Catedral de Pedra e Central de Informação ao Turista ou no Santuário em Farroupilha.

CAMINHO DA FÉ

É possível encontrar vários percursos para percorrer o Caminho da Fé. O trajeto passa por diversas cidades no interior de São Paulo até o município de Aparecida na Catedral da de Nossa Senhora Aparecida e pode ser percorrido a pé ou de bike.

O menor sai de Paraisópolis no total de 134 km ou o percurso mais comum consta com 318 km saindo de Águas de Prata. O caminho total tem 514 km. Porém desde 2016 a rota é composta por cerca de 970 km, sendo deles quase 500 km atravessando a Serra da Mantiqueira.

CAMINHOS DE CORA CORALINA

O Caminho de Cora Coralina fica no Estado de Goiás saindo de Corumbá de Goiás e finalizando na Cidade de Goiás. É possível encontrar várias cachoeiras pelo cominho. A rota consta com 300km percorrido e só é possível fazer a pé, bike ou à cavalo. A credencial é retirada no site do caminho.

CAMINHO DA LUZ

O Caminho da Luz é sinalizado também pelas setas amarelas, com o total de 200 km percorridos pelas montanhas de Minas. Inicia o caminho na cidade de Tombos e finaliza no Pico da Bandeira. As inscrições são feitas no Hotel Serpa em Tombos.

CAMINHO DAS MISSÕES

O Caminho das Missões fica no Rio Grande do Sul, tem como roteiro a peregrinação que percorre os mesmos trajetos que ligavam os antigos povoados missioneiros e que compunham o conjunto – urbano e rural – das Missões Jesuíticas. Passa por 7 Povos das Missões – São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço(pertencente a São Luiz Gonzaga), Santuário do CAARÓ (1° ciclo Missioneiro) São Miguel das Missões, São João Batista (pertencente a Entre-Ijuís) e Santo Ângelo, além do município de Garruchos que liga São Borja a São Nicolau.

O Caminho das Missões também tem a possibilidade de vários percursos, podendo ter 72 km a 338 km percorrido.

CAMINHO DO SOL

Caminho do Sol é um percurso para fazer a pé e de bike entre as cidades de Santana de Parnaíba e Águas de São Pedro no estado de São Paulo. A rota foi inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, que ficou conhecido como o caminho de Santiago brasileiro. A rota consta com 241 km, passando por 12 municípios.

PASSOS DOS JESUÍTAS – Anchieta

O caminho é inspirado na rota percorrida pelos jesuítas na segunda metade do século XVI, o roteiro que vai de Peruíbe a Ubatuba, com o total de 360 Km e 13 municípios pelo litoral paulista. Para se inscrever basta acessar o site http://www.caminhasaopaulo.com.br

CAMINHO DA PRECE

O Caminho da Prece é bem curtinho, consta com apenas 71 km de caminhada. Tendo o início em Jacutinga – MG e finalizando em Borda da Mata – MG. É o caminho para fazer no final de semana.

CAMINHO VALE EUROPEU

O Caminho do Vale Europeu tem o percurso de 200 km em Santa Catarina. A cidade inicial é Indaial em SC e finaliza em Blumenau – SC. Para os ciclistas é possível encontrar o percurso de 300 km, o Circuito de Ciclismo do Vale Europeu.

CAMINHO DA PAZ

É possível encontrar sobre dois caminhos da paz. Um Caminho da Paz consta com um novo caminho com 388 km de caminhada, no território paulista, fazendo um círculo no caminho, iniciando e terminando onde iniciou. Os municípios são: Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Cruz das Palmeiras, São Carlos e Tambaú.

O segundo caminho é percorrido na Bahia, tendo o caminho com 127 km, com início em Amargosa na Bahia e finalizando em Ubaíra – BA. O objetivo do Caminho da Paz é apoiar a diversidade cultural, produzir e apoiar eventos relacionados a paz.

CAMINHO DE ROSAS

A caminhada foi inspirada no Caminho da Boiada acompanhada por Rosa em 1952, sendo a única região pelo qual Guimarães passou. O percurso tem 247 km na região de Minas Gerais, dividido em 9 etapas. Iniciando na cidade de Andrequice – MG e finalizando em Cordisburgo – MG.


Pronto!!! Eu te dei 11 caminhos dentro do Brasil pra você peregrinar a vontade e poder conhecer regiões diversas. Se você for uma pessoa iniciante, escolha caminhos menores e menor altitude, lembrando que nem sempre o menor caminho, significa o caminho maia fácil.

Eu escolhi iniciar pelo Caminhos de Caravaggio, não é um caminho fácil de fazer devido a sua altitude, porém não é impossível. A paisagem da serra gaúcha foi algo que me chamou pro caminho e o fato de ser uma região segura pra caminhar sozinha.

Escolha o caminho, pesquisa sobre o local, região e vá caminhar.



Espero que tenha gostado dessa matéria e que eu tenha te ajudado. Siga, compartilha e deixe comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: